E vamos a uma Mixtape!

Eu havia feito originalmente essa mixtape para o dia 21 de dezembro de 2012 quando, obviamente, o mundo não acabou. Aliás, quantos “fim do mundo” já sobrevivi? De 1999 para cá acho que foram uns 12. Um dia ainda listo isso entre cometas, profecias, bug de computadores, epidemias, alinhamentos e pastores enganadores que acham cálculos hilários para o fim.

De qualquer forma, se o mundo for acabar, que tenha uma boa trilha sonora. E vou listar as músicas e deixar o link do Spotify para quem quiser ouvir. E sim, eu montei essa lista com um roteiro certinho e cada uma está na ordem exata e tem um motivo para estar nessa posição.

  1. Therion – O Fortuna
    Se é pra começar o fim de tudo que seja com essa faixa, afinal, por mais bobo que possa soar os poemas medievais que deram origem a letra, eles falam do contexto geral, a vida. Que começa, termina, recomeça e assim vai.
  2. Muse – Apocalypse Please
    Aqui uma breve música do Muse para representar os “amantes do meteoro” que vivem pedindo o fim de tudo.
  3. Mogwai – Batcat
    Um instrumental de uma banda que soa deliciosamente apocalíptica ao vivo.
  4. Dimmu Borgir – Puritania
    “Puritania” se trata de algo, alguma entidade, que vem para remover os erros dos homens e julgá-los por eles. E assim, essa força da natureza, pura e verdadeira acima dos homens tem que constar do fim do mundo né?
  5. The Smashing Pumpkins – Doomsday Clock
    Todos estão assustados? Vocês deveriam estar envergonhados. Gritos apocalípticos nada significam aos mortos” canta Billy Corgan William Patrick Corgan (mudou de nome antes do final dos tempos) e o relógio do final dos tempos começa a girar.
  6. Metallica – The Four Horsemen
    Fim dos tempos sem os quatro cavaleiros do apocalipse? Vitória, Guerra, Fome e Morte tem que aparecer obrigatoriamente.
  7. Metal Church – Watch The Children Pray
    Tudo caindo e criancinhas cheias de esperança (e uns adultos junto) rezando por salvação? Tá no checklist do apocalipse.
  8. Nine Inch Nails – The Day The World Went Away
    Pessoas abandonadas (ou se sentindo abandonadas) também fazem parte do cheklist.
  9. Avenged Sevenfold – Beast And The Harlot
    Mas é óbvio que apocalipse tem que ter a besta e a prostituta. Tá lá no Novo Testamento poxa! E admitam que o Avenged baixou um Maiden na hora de compor isso.
  10. Soundgarden – Black Hole Sun
    A voz do Chris Cornell cantando “Os tempos se foram para os homens honestos” e “Céu, mande esse inferno embora. Ninguém mais canta como você” tem que tocar também. Aliás, o visual do clipe condiz exatamente com isso tudo aqui.
  11. Adele – Skyfall
    Essa vai para aqueles que esperavam por isso e vão encarar de frente “Deixe o céu cair. Quando desmoronar estaremos de pé, orgulhosos e iremos encarar tudo juntos“.
  12. Gary Jules – Mad World
    “E eu acho engraçado, eu acho meio triste que os sonhos onde estou morrendo são os melhores que já tive” afinal uma música que é sobre contemplar o quão trivial e vazia é a existência também merece estar por representar o que muitos pensariam nesse momento.
  13. Iron Maiden – When The Wild Wind Blows
    Essa é para retratar a histeria generalizada que surge nesses apocalipses ai e como algumas coisas podem ser confundidas com sinais do fim induzindo a um pânico antecipado.
  14. Pink Floyd – Goodblye Blue Sky
    Bombas caindo e o céu coberto em chamas sumindo com o azul também reflete a histeria. Afinal nesse momento vai ter um jogando bomba pra cima do outro querendo amenizar seu lado e se safar.
  15. Blackfield – End of The World
    Para alguns, o fim do mundo já foi e na prisão de seus sonhos e esperanças, ainda acreditam em um deus e ainda vivem apesar de já estarem “mortos”.
  16. Iced Earth – The Coming Curse
    Estamos falando de fim do mundo e não existe isso sem Anticristo né? Então uma música sobre.. “Eu andei sobre a Terra outro dia, o mal que vem nesse caminho. Para mim um salvador, o diabo para outros. A humanidade cai pois algo ruim se aproxima.”
  17. Laibach – God Is God
    Sempre achei que o Laibach daria uma bela trilha sonora para o final dos tempos e essa canção se apresenta como aqueles falsos profetas que se apresentam como salvadores.
  18. Nightwish – End of All Hope
    Não diria que o fim da esperança aqui é literal. Boa parte da letra é em si uma metáfora para o fim da inocência de alguém que passa por uma transformação dolorosa. Bem condizente.
  19. The Cure – The End of The World
    Corações partidos e relacionamentos em fim ainda que existam sentimentos também estão no contexto de um cenário destrutivo.
  20. Creedence Clearwater Revisited – Bad Moon Rising
    Eu ouço furacões soprando, eu sei que o fim está próximo. Tenho medo que os lagos transbordem. Eu ouço a voz da raiva e da ruína.” Essa canção parece bonitinha mas é bem prenúncio de um sentimento de final dos tempos.
  21. Blue Öyster Cult – (Don’t Fear) The Reaper
    Não tema o ceifador” é o mote da canção que trata de quão inevitável é a morte, portanto não há o que temer. O que se encaixa aqui.
  22. Heaven Shall Burn – Endzeit
    Nada irá quebrar esses corações. E ninguém quebrará essa linha de frente. Nós somos a última esperança. Nós somos a resistência final“. Mesmo no fim, haverão aqueles que irão resistir com todas as suas forças contra aquilo que vem para destruir.
  23. Megadeth – Set The World Afire
    Um flash vermelho, nuvens enforcando o céu matutino. Eles falavam que isso nunca iria acontecer, nós sabíamos que era uma mentira. Todas as formas de vida morrem, a humanidade sucumbe.” Bombas nucleares no final? Tá no checklist.
  24. Judas Priest – Judas Rising
    Como manda o checklist bíblico, tem que ter bestas, prostitutas e Judas se levantando obviamente. E as letras do álbum foram inspiradas pelas centúrias de Nostradamus, mais checklist aqui.
  25. God Is An Astronaut – The End of The Beginning
    No final de vez, para finalizar um instrumental anunciando o começo do fim.
  26. U2 – Last Night On Earth
    Apesar de todo o cenário de desolação, que pode nem ser literal, uma canção sobre alguém que vê o quanto todo esse sensacionalismo do fim é banal e vai viver sem se preocupar como se realmente fosse o último dia.
  27. Medeski, Martin & Wood – End of The World Party
    E se o fim do mundo fosse uma festa, essa seria a música de fundo de alguém que assistiria isso da janela de um bar em um prédio alto tomando uma boa dose de um Jack Daniels apenas admirando o cenário.
  28. R.E.M – It´s The End of The World As We Know It
    De qualquer forma, o mundo como todos conhecem acaba e alguns aceitam pois o que vem depois talvez seja melhor. Apesar de escrita para o contexto do final da Guerra Fria, essa canção é atemporal nesse tema.
  29. Oingo Boingo – Dead Man’s Party
    E se for para tudo acabar em festa, por que não um tema de Halloween? Cheio de fantasias de mortos e caveiras e “ir para uma festa onde ninguém está vivo“.
  30. Prince – 1999
    E pra fechar a festa de encarar o final dos tempos com alegria ao invés de depressão, Prince já deixou pronta a trilha sonora.